Agora só falta você

"O verdadeiro fracassado não é alguém que não vence. O verdadeiro fracassado é aquele que tem tanto medo de não vencer que não chega a tentar."

Saturday, February 11, 2006

A morte é o fim?

Sempre acreditei que há vida depois da morte. Ou seja, o corpo físico perece, o espírito não.

Acho um tanto medíocre acreditar que nascemos, vivemos, nos reproduzimos, morremos e acabou. Ponto final.

Nasci em uma família católica, fui batizada, mas não fiz primeira comunhão nem crisma. Sempre questionei as "verdades" da igreja, entre elas a afirmação de que não há reencarnação. Me aventurei por diversas crenças, até encontrar o espiritismo, que se encaixa com muitas coisas nas quais eu acredito.

Acho que o espiritismo não pode ser definido como uma religião, mas sim como uma filosofia. Li diversos livros espíritas e aprendi bastante. As bases do espiritismo são muito simples. Costumo dizer que eles crêem muito na teoria da ação e reação. Se a pessoa faz coisas boas, terá uma vida próspera, do contrário, "colherá o que plantou". Os espíritos, então, levariam consigo a bagagem, os ensinamentos e as experiências vividas no mundo "real".

Quando entrei na faculdade, há cinco anos, me tornei mais cética. Não fui mais a centros espíritas. Achava que as explicações empíricas eram pouco consistentes. Hoje, acho que encontrei um ponto de equílibrio. Não me serve uma vida sem crer em nada, a não ser no que vemos e podemos provar, nem uma existência dominada pela subjetividade.
__________
A idéia deste post surgiu depois que eu li uma notícia no site do Terra. Leia logo abaixo:

Cientista derruba mito de castelos mal-assombrados

O trabalho do cientista Richard Wiseman contra a crença na existência de fantasmas ganhou força em 2003, após uma exaustiva pesquisa na qual centenas de pessoas passaram madrugadas em dois pontos considerados fantasmagóricos da Grã-Bretanha: os castelos de Hampton Court (Inglaterra) e South Bridge Vaults (Escócia).

Nos dois locais, há centenas de registros de aparições, com várias testemunhas. Porém, o cientista chegou à conclusão de que uma força magnética natural, aliada ao subsconsciente, explica todos os eventos. Tudo não passa de "sensações".

"Existe um histórico, uma informação que o subconsciente já carrega. E, nos dois castelos, há uma poderosa atração magnética absolutamente natural. Juntos, esses dois fatores explicam as aparições", afirmou.

Em nenhum momento, porém, o cientista bateu de frente contra os que defendem a existência dos fantasmas. Para ele, "assombrações" (que são vultos, pontos de luz e outras manifestações) podem perfeitamente ser manifestações da mente humana. A principal descoberta do estudo é que essas "assombrações" costumam acontecer exatamente nos locais onde há maior incidência de relatos.
_________
E você, acredita em espíritos e assombrações?

FOTO: A "Dama de Marrom" é a mais antiga foto não-explicada do que poderia ser um fantasma. Ela foi tirada em 1936, na Inglaterra.

1 Comments:

Blogger Marcela said...

fala, joanna! de volta ao mundo dos blos, então... ficou bem bacana o novo endereço!!!
lendo este último post, lembrei de uma conversa entre eu, tu e a marcela sobre a existência - ou ñ - de deus... lembra?
té +, bjos
daniel
obs: se conseguires mudar a configuração do teu blog... ele ñ permite entrar como anônimo ou visitante, tive q entrar pelo da cela.

5:41 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home